15 de maio de 2009

Viagens que só farei pela internet nº0 ou Refletindo sobre a internet de ontem e de hoje

Copiando do André a idéia já bastante difundida de postar devaneios (afinal o que é um blog senão uma coleção de devaneios publicados?) resolvi escrever um post sobre minhas "Viagens que só farei pela internet". Mas primeiramente, vejamos um conceito básico para o entendimento deste post.



a velha moda de abarrotar a página com gifs animados
"Agora você já pode viajar pelo computador"




Me lembro que em meados dos anos 90, quando eu era uma tenra criança e a internet* era ainda um tenro bebê recém-nascido, havia um comercial de televisão de não-sei-qual-produto que argumentava que "agora, você já pode viajar pelo computador" e o personagem do comercial acessava a internet e mostrava fotografias de praias montanhas e aquilo era muito misterioso e sensacional para todos.
Nesta época eu sentia que a mídia em geral (inclusive nos jornais e nas novelas) estava vendendo a idéia de que isso era possível e então muitos mitos e expectativas quanto a internet começaram a surgir (Para ter uma idéia mais ou menos de como é isso que eu estou falando imagine um jornal de televisão hoje em dia falando sobre twitter, ou uma reportagem há uns cinco anos atrás falando sobre orkut). Por exemplo, na época, falava-se em pessoas que se casaram pela internet, avisava-se sobre os perigos de marcar um encontro com alguém que se conheceu pela net, temia-se o bug do milênio, etc... Era um tempo em que nem se imaginava o fenômeno comunicativo que dispomos hoje (blogs como reinvenção e descentralização do jornalismo, orkut e afins pra juntar pessoas de interesses comuns e achar antigos amigos antes dados como perdidos no tempo, as mensagens instantâneas que fazem os profissionais em letras repensar a questão do letramento e os lingüistas repensarem a questão da escrita como representação da fala, os nossos e-mails de + de 1GB de capacidade e os grupos de e-mail que vieram depois, a wikipédia e todos seus afiliados projetos wiki-colaborativos em que se contrói um grande projeto em conjunto com uma porrada de gente ajudando, o Youtube, o Google Earth, etc... UFA!), quando ingenuamente pensavam que ver fotinho de praia era "viajar" através do computador!
Procurei algum vídeo da época (+/- 1996) que sustentasse minha argumentação - não encontrei. Porém, para minha surpresa, achei um vídeo de um comercial atual que demonstra que essa idéia existe até hoje:




No próximo post, então, faremos uma viagem, só pela internet, já que é de graça mesmo né?
"Mais há o que dizer, mas iſto baſta."
Evandro Torto

*internet, como todos sabem nasceu na década de 60. Me refiro à exploração comercial e pessoal da internet no contexto do Brasil, quando da criação de 'grandes' provedores como UOL, Terra, desconsiderando tudo que veio antes, como BBS etc... Alguém lembra do Mandic? E do UOL? Cadê? Deliciem-se com esse site: http://www.archive.org/

Um comentário:

André Marcorin disse...

"quando eu era uma tenra criança "

tipo um presunto???

cara, eu achava demais tamb´me...
lembro de revistas colocando figurinhas de cidades e praias e um monte de coisas e ficava me perguntando se era um mundo à parte muito divertido (viajava muito)!

É muito massa mesmo como tudo isso cresceu!

Gostei do post!

:))